sábado, 16 de maio de 2009

AS FANTÁSTICAS OBRAS DE GUSTAVE DORÉ (Juliana Vasconcelos 1ºM2‏)



Paul Gustave Doré, nasceu em Estrasburgo, em 6 de janeiro de 1832, e morreu em Paris 23 de janeiro de 1883.

Foi um excelentíssimo pintor e ilustrador francês. Seu estilo é mais voltado para a fantasia, mas fez trabalhos claramente sóbrios sobre lugares pobres de Londres.

Gustave era filho de um engenheiro, começou a desenhar aos treze anos de idade e, aos quatorze, publicou seu primeiro álbum: “ Os trabalhos de Hércules”. Aos 15 anos, dignou-se a ser caricaturista do “journal pour rire”.

Aos seus “plenos” dezesseis anos, após a morte de seu pai, passa a maior parte de seu tempo com sua mãe.

Ele teve participações, em várias obras literárias importantíssimas.

O que mais agravou sua carreira como pintor, foi o pedido de desenhos em madeira, baseados na obra “ A Divina Comédia” de Dante Alighieri, que é reconhecido, claramente, como o seu mais fabuloso trabalho.

Doré morreu aos 51 anos de idade, pobre, todo dinheiro que havia ganho com seu trabalho foi usado para quitar dívidas. Seu último trabalho foram ilustrações para uma edição não divulgada de Shakespeare.

Um comentário:

  1. Oi gente, cheguei até vocês através de uma pesquisa sobre Doré. Gostei muito do site e gostaria de convidá-los a visitarem meu blog:www.aprofessoratialilian.blogspot.com/
    Sou professora, blogueira e uma apaixonada por tudo a que se refere ao pintor pós-impressionista Vincent W. van Gogh.Encontro vocês lá.:*

    ResponderExcluir